quarta-feira, março 08, 2006

FINEP abre inscrições com nova modalidade de apoio a eventos

FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos:

A FINEP está cumprindo a promessa feita pelo presidente Odilon Marcuzzo do Canto ao Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de C,T&I (CONSECTI) e ao Fórum das Fundações de Amparo à Pesquisa dos Estados (FAPs) de ampliar o apoio a eventos científicos, tecnológicos e de inovação.


Para isso, no último dia 6 foram lançadas duas chamadas públicas: uma para apoio direto a eventos internacionais e nacionais (IN) e a outra para selecionar propostas das FAPs ou instituições ligadas à área de C,T&I que, com apoio da FINEP, serão responsáveis pelo financiamento a eventos regionais e locais (RL). As instituições vão atuar como colaboradores dos governos estaduais, representados pelas secretarias de C,T&I.


As chamadas têm prazos diferenciados. Para os eventos nacionais e internacionais serão repassados R$ 3,5 milhões de maio a dezembro deste ano e as propostas podem ser enviadas até 17 de março. Já os regionais e locais terão R$ 4 milhões, de julho de 2006 a junho de 2007, e as propostas podem ser enviadas até 7 de março.

A novidade é que, a partir de agora, as FAPs terão de aportar recursos de contrapartida de acordo com o estado onde o evento será realizado. 'Essa nova maneira de operar vai permitir melhor aplicação dos recursos federais e estaduais, antes feita de forma isolada, sem colaboração entre as fontes', assegura Carlos Ganem, superintendente da Área de Articulação Institucional da FINEP.


'Como toda novidade teremos de nos adaptar às alterações. São inequívocos os ganhos desse processo, sobretudo pela multiplicação dos recursos, pela agilização do processo interno e externo à FINEP, e pela integração da empresa com os agentes estaduais de C,T&I na promoção dos eventos técnico-científicos e de inovação em todo o território nacional, com foco no desenvolvimento regional', conclui Ganem.
"